6 dicas para alavancar sua carreira - 14/07/2020
É normal chegar num momento da vida em que você se sinta estagnado em relação a sua vida profissional. Para sair dessa zona de conforto, é necessário desenvolver alguns pontos para você conseguir seguir em frente. Confira abaixo, algumas dicas para alavancar, de uma vez por todas, a sua carreira.
1 – Conheça a você mesmo
Investir em autoconhecimento é uma ferramenta preciosa para o desenvolvimento pessoal e profissional. Quais são seus talentos? Em quais áreas ou competências você tem mais dificuldade? Saber identificar os seus pontos fortes e fracos serve para que você redesenhe seu futuro pessoal ou na sua empresa.
Por exemplo, uma pessoa que tem dificuldades com pontualidade, deve buscar formas de não chegar atrasado ao trabalho e nos compromissos diários. Já alguém que possui habilidades em falar em público, pode se valer disso na hora de uma apresentação para o seu grupo. Desenvolva seus pontos fortes e melhore seus pontos francos!
2 – Determine objetivos
Onde você quer estar daqui a um ano? E o que pode fazer para que isso se torne realidade? Se você quer ganhar mais, que tal estabelecer algumas metas diárias para que você tenha destaque naquilo faz. Pense sempre em metas que dependam exclusivamente do seu esforço, assim você evita frustrações futuras.
3 – Tenha um plano B
Pense sempre em, pelo menos, duas saídas para um problema. Quando você antecipa soluções, fica mais seguro e confiante para desempenhar suas funções, seja no trabalho ou na vida pessoal. Ter uma segunda opção ajuda você a não ficar ‘sem chão’ quando algo não ocorrer conforme o previsto.
4 – Invista em você
Leia livros, assista a jornais, faça cursos, cuide da sua saúde e do seu lado espiritual. O seu bem-estar depende de você e ele pode interferir muito na sua carreira. É preciso preparo para estar no competitivo mercado de trabalho. Estar bem consigo mesmo é uma ótima ferramenta para desempenhar suas funções com excelência e correr atrás de novas oportunidades.
Para Isabel Fonseca, gerente comercial da Nova Gestões, o fator emocional é determinante para uma boa rotina de trabalho. “O nervosismo e a irritação, bem como, outras reações emocionais negativas, podem tornar o trabalho tenso e improdutivo, logo, não devemos nos deixar dominar pelo lado emocional”, complementa a gerente.
5 – Trabalhe em equipe
Você faz parte de um todo. Uma das habilidades mais valorizadas no mundo corporativo é a empatia, o colocar-se no lugar do outro. Assuma as responsabilidades da sua equipe, saiba dividir tarefas, ajude quem estiver precisando e saiba também pedir auxílio quando tiver dúvidas. Tenha em mente que todos trabalham por um objetivo comum, isso ajuda – e muito – no seu comprometimento com o trabalho.
6 – Saiba gerenciar o seu tempo
Tempo vale ouro! Essa é uma máxima muito verdadeira. Aprenda a não perder tempo com o que não lhe trará o resultado que você quer ou precisa. Tenha uma agenda, organize o seu dia, o seu trabalho, o tempo com família, amigos, etc. Organize seu tempo para otimizar suas tarefas. Tenha sempre em mente a frase “Isso é prioridade?” perguntas simples, feitas para si mesmo, podem ajudar, inclusive a ter até mais tempo livre.
Fonte: Organizze