Capacitação profissional: o que é, importância e principais desafios - 19/05/2020
A Capacitação profissional é uma palavra comum no ambiente profissional. Com certeza você já deve ter se deparado com algum comentário sobre a sua importância para a carreira, seja nos blogs e sites sobre carreira ou até mesmo nas conversas entre colegas. Mas, você sabe o que é capacitação profissional?
De forma bem simplificada, ela diz respeito ao aperfeiçoamento das habilidades técnicas em uma determinada profissão. Ela está bastante relacionada a responsabilidade de uma organização em prover para os seus colaboradores novas oportunidades de aprimorar as suas técnicas.
O que é capacitação profissional?
No mercado atual as empresas têm compreendido o seu importante papel na promoção de novos conhecimentos para o seu time de colaboradores. A capacitação de profissionais é o conjunto de práticas de uma empresa para preparar o seu pessoal para realizar as atividades com eficiência e autonomia. Geralmente, essa responsabilidade é dos profissionais de RH, encarregados de proporcionar palestras, cursos, formações complementares e outras formas de aquisição de conhecimento.
Todas essas práticas fazem parte do treinamento e desenvolvimento de pessoal. Esse tem sido o foco das organizações nos últimos anos, devido aos resultados positivos conquistados com a prática. Isso porque profissionais capacitados se sentem motivados em sua rotina, pois enxergam uma maior valorização do seu trabalho, além de se sentirem preparados para lidar com os desafios de uma empresa.
Capacitação profissional X Qualificação profissional
Muito se fala sobre capacitação profissional, mas há uma certa confusão com a qualificação profissional. A capacitação, como vimos, é uma proposta da organização como uma forma de melhorar a preparação do seu pessoal para as novas demandas do mercado.
Já a qualificação é uma iniciativa do profissional em aperfeiçoar as suas habilidades para melhorar o seu currículo e possuir a formação necessária exigida pelo mercado para desempenhar uma determinada função. Assim, a qualificação proporciona a base, os conhecimentos, enquanto a capacitação estimula o seu crescimento contínuo e desenvolvimento de aspectos técnicos, emocionais, comportamentais.
Importância da capacitação
Os funcionários são a parte mais importante de uma organização. Quando a empresa investe na capacitação dos seus colaboradores, ela possibilita o desenvolvimento de todos os seus setores. Através dela é possível garantir o treinamento de toda a equipe e contribuir com o alcance dos objetivos estabelecidos.
Ela possibilita que o profissional possa adquirir novas características, aprender novas técnicas e aperfeiçoar o seu trabalho. A capacitação também evita a rotatividade de pessoal, torna a empresa mais competitiva e favorece o aumento da produtividade.
Para isso, é importante que os funcionários se dediquem aos treinamentos promovidos. É necessário enxergar a capacitação como uma oportunidade para elevar os seus resultados, adquirir novos conhecimentos e habilidades. Por isso, é um trabalho conjunto da empresa com os seus profissionais.
Como ser um profissional qualificado
Em um mercado altamente competitivo, as empresas investem em diferentes estratégias para se destacar. Para conquistar os clientes, cada vez mais exigentes, é fundamental oferecer sempre o melhor. Por isso, as organizações precisam focar no aprendizado e desenvolvimento de pessoal.
Isso não significa que a gestão deve oferecer treinamentos aleatórios, sem nenhum tipo de organização. Quando isso acontece, não há mudança no cenário da empresa. O fundamental é investir em iniciativas planejadas, voltadas para atingir determinados objetivos. Para isso, é necessário prestar atenção em alguns aspectos:
- Escolher pessoas proativas, que sejam formadoras de opinião e possam utilizar os seus conhecimentos para motivar a equipe.
- Analise o seu pessoal: reflita quais são os pontos fortes e fracos da sua equipe e como um determinado treinamento poderá potencializar as qualidades e auxiliar a contornar possíveis defeitos. Também é importante compreender quais são os problemas que precisam ser melhorados e o resultado esperado com a capacitação.
- Tenha controle do processo: não tome decisões aleatórias. Verifique as necessidades encontradas e controle o processo, as metodologias que serão utilizadas, quem são os instrutores, que tipo de informação será passada, sempre tendo como foco as reais necessidades dos colaboradores.
- Avaliação dos resultados: não adianta implementar uma ação e não ter como mensurar o seu resultado. Por isso, a avaliação é tão importante. É possível comparar o custo da ação com o retorno alcançado. Importante ressaltar que nem todo resultado poderá ter uma medida exata de valor, mas podem ser ganhos que contribuem para o aumento do lucro, como motivação e produtividade da equipe, relacionamentos interpessoais, etc.
Capacitação e qualificação
A capacitação e a qualificação andam juntas. Assim como as empresas precisam investir no treinamento do seu pessoal, os colaboradores devem investir em seu aprendizado e aperfeiçoar os seus conhecimentos. O profissional também precisa se qualificar para conseguir lidar com as demandas do mercado. Além disso, é através da qualificação que o profissional se mantém competitivo diante da atual concorrência.
A qualificação vai além de um certificado e uma formação a mais no currículo. Ela exige mais profissionalismo, criatividade e eficiência dos profissionais, que devem demonstrar habilidades condizentes com a qualificação realizada. Existem alguns meios para ser um profissional qualificado, que inclui até mesmo a capacitação fornecida por uma organização. Como vimos, é importante aproveitar as oportunidades oferecidas, pois elas também podem ser incluídas no currículo.
Como ser um profissional qualificado
Atualmente, há mais facilidade em encontrar qualificação profissional gratuita e online. Diferentes plataformas disponibilizam cursos gratuitos, que possibilitam ampliar os conhecimentos sobre um determinado conteúdo.
Outra possibilidade, mais valorizada no mercado, é investir em uma qualificação reconhecida pelo MEC, como uma pós-graduação. Esse tipo de formação possui mais peso no mercado, pois são desenvolvidas com o intuito de aprofundar o conhecimento do profissional, além de auxiliar no desenvolvimento das suas habilidades.
Importância da pós-graduação para qualificação e capacitação
A pós-graduação é um curso que deve ser reconhecido pelo Ministério da Educação. O profissional escolhe o curso de acordo com a área e especialização profissional. Dessa forma, estará qualificado para desenvolver soluções, lidar com problemas, enfrentar desafios e criar novas oportunidades.
O curso de pós também aumenta o salário. Isso mesmo. De acordo com pesquisas salariais, profissionais com pós-graduação ganham até 118% a mais do que aqueles que não possuem essa formação no currículo.
Apesar dos cursos exigirem um investimento financeiro, é possível conseguir desconto nas mensalidades e ter educação de qualidade por um preço que cabe no bolso.
Fonte: Educa Mais Brasil