A Comunicação Interna como ferramenta para motivar pessoas - 06/08/2018
Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".
Através dela, as pessoas são capazes de compartilhar informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.
Desde os primórdios, a comunicação foi utilizada como uma ferramenta de integração e troca de conhecimento. Nas organizações não poderia ser diferente. Assim como no convívio social, a comunicação organizacional é de extrema importância para o desenvolvimento e resultados de uma empresa.
A comunicação empresarial é a área estratégica de planejamento dentro do contexto da empresa. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Ela pode ser interna ou externa. A comunicação externa está, de certa forma, mais desenvolvida. Ela conta com departamentos que estão bem desenvolvidos e estruturados para lidar com pesquisas de mercado, atendimento ao consumidor, posicionamento da marca, entre outros.
A comunicação interna ainda é carente de atenção de gestores e administradores de empresas.
Neste ponto, pensamos em como podemos usar a comunicação interna da forma mais estratégica possível, não é mesmo?
A partir de reunião em grupos de empresas, pesquisas mostram que as comunicações dentro das organizações são, em sua maioria, falhas. Para isso, sugerem alguns pontos para melhorá-la:
- Assegurar a participação de todos os níveis dentro da organização para a solução dos problemas;
- Incentivar maior franqueza e confiança entre indivíduos e grupos.
A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:
- Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas.
- Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
Esses dois propósitos promovem um ambiente que conduz a um espírito de equipe, a um melhor desempenho e maior produtividade nas tarefas. Além disso, engajam as pessoas em um objetivo em comum: o sucesso da organização!
Fonte: Linus RH