A Comunicação Interna como ferramenta para motivar pessoas - 06/08/2018
A Comunicação Interna como ferramenta para motivar pessoas

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa "partilhar, participar algo, tornar comum".

Através dela, as pessoas são capazes de compartilhar informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Desde os primórdios, a comunicação foi utilizada como uma ferramenta de integração e troca de conhecimento. Nas organizações não poderia ser diferente. Assim como no convívio social, a comunicação organizacional é de extrema importância para o desenvolvimento e resultados de uma empresa.

A comunicação empresarial é a área estratégica de planejamento dentro do contexto da empresa. Uma boa estratégia de comunicação contribui para uma empresa de sucesso. Ela pode ser interna ou externa. A comunicação externa está, de certa forma, mais desenvolvida. Ela conta com departamentos que estão bem desenvolvidos e estruturados para lidar com pesquisas de mercado, atendimento ao consumidor, posicionamento da marca, entre outros.

A comunicação interna ainda é carente de atenção de gestores e administradores de empresas.

Neste ponto, pensamos em como podemos usar a comunicação interna da forma mais estratégica possível, não é mesmo?

A partir de reunião em grupos de empresas, pesquisas mostram que as comunicações dentro das organizações são, em sua maioria, falhas. Para isso, sugerem alguns pontos para melhorá-la:

• Assegurar a participação de todos os níveis dentro da organização para a solução dos problemas;
  • Incentivar maior franqueza e confiança entre indivíduos e grupos.

A comunicação é uma atividade administrativa que tem dois propósitos principais:

• Proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam se conduzir nas suas tarefas.
  • Proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

Esses dois propósitos promovem um ambiente que conduz a um espírito de equipe, a um melhor desempenho e maior produtividade nas tarefas. Além disso, engajam as pessoas em um objetivo em comum: o sucesso da organização!

Fonte: Linus RH