Criando um ambiente de trabalho criativo - 02/04/2018
Criando um ambiente de trabalho criativo

Todos nós sabemos que um profissional criativo se destaca no ambiente de trabalho, resolve problemas com rapidez e descobre novas soluções e possibilidades para as organizações.

Mas você já parou para pensar em como seu ambiente de trabalho também pode contribuir para a criatividade?

Pois é, um ambiente de trabalho criativo aumenta a performance dos funcionários!

E essa não é mais uma preocupação apenas de empresas com a cultura do Vale do Silício, como Google e Facebook. Construir escritórios criativos, que combinam o ambiente colaborativo com a flexibilidade no trabalho, já é preocupação de várias empresas ao redor do mundo.

Criar um ambiente motivador e criativo não exige grandes esforços ou investimentos.

Aqui vão algumas dicas para começar essa mudança no ambiente:

1. Móveis e cores diferentes
Você já reparou que todos os escritórios são parecidos? Quebrar a imagem de ambientes de trabalho monocromáticos vai motivar os funcionários mais do que você imagina. Pode ser pintar uma parede de forma colorida ou até mesmo criar um ambiente para descanso e confraternização.

2. Redes sociais
As redes sociais podem promover uma experiência diferente no trabalho. Crie um grupo no Facebook e promova a interação entre os funcionários, convidando-os a falarem sobre si mesmos e seus hobbies.

3. Encontros da equipe
Escolha um dia da semana que seja tranquilo para a empresa e promova encontros semanais para os funcionários. Peça para cada um levar algum tipo de comida e faça dinâmicas que ajudem o grupo a interagir.

4. Sessões de brainstorm
Sessões de brainstorm vão ajudar não apenas a criar um ambiente de trabalho diferente, mas também incentivar ideias que podem mudar a empresa.

Ainda tem dúvidas de que a criatividade faz diferença na criação de um ambiente de trabalho produtivo e eficiente? Agora, basta seguir essas dicas e dar espaço aos colaboradores para ver a transformação que ocorrerá na empresa, que vai muito além de números, mas envolve todos os aspectos do trabalho.

Fonte: Linus RH