@script() Artigo | PAF
Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado - 25/11/2022
Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado

A saúde mental e a importância do autocuidado são assuntos relacionados, mas que nem sempre são vistos com a atenção que deveriam. Você realmente sabe como ter autocuidado? E quais atitudes podem influenciar em sua saúde mental? Saúde mental e a importância da cultura do autocuidado são temas populares atualmente, mas nem sempre os cuidados com a saúde da mente são colocados em prática. Diversos empecilhos procuram sabotar os planos de quem busca ter um modo de vida saudável e reagir com assertividade às situações da vida.

Trabalho, afazeres domésticos, acúmulo de estresse, crise financeira, turbulências no relacionamento, amizades tóxicas…

São alguns dos fatores que corroboram para o esgotamento psicológico e o surgimento de transtornos mentais.

Embora seja impossível viver sem um desses ou outros problemas, o autocuidado ajuda a diminuir a sobrecarga mental e emocional oriunda deles.

O que é cultura do autocuidado?

O autocuidado é caracterizado pelo conjunto de hábitos e condutas saudáveis adotados por uma pessoa, as quais visam o seu bem-estar e saúde mental. Essa pessoa, então, se torna apta a cuidar do seu corpo, do seu emocional, da sua vida profissional, das suas finanças, dos seus relacionamentos, e assim por diante.

O termo cultura do autocuidado refere-se à propagação de práticas sadias bem como à disseminação da importância de cuidar de si mesmo.

Esse cuidado deve ser feito em todos os momentos da vida, não somente quando se está deprimido ou fisicamente doente. As atribulações do cotidiano às vezes fazem as pessoas se esquecerem de fatores que preservam a sua saúde mental. Dessa forma, vivem a constante influência de emoções, pensamentos e sensações negativas.

O estado da nossa saúde mental depende dos cuidados que temos conosco.

Quando possuímos um estilo de vida pouco saudável, trabalhamos em um ambiente estressante ou convivemos com pessoas difíceis, a nossa saúde sofre ataques frequentes. Para reverter essa situação, o ideal é buscar ambientes e relacionamentos agradáveis.

Pode parecer óbvio, mas nem todos acreditam ter o luxo de tomar decisões que visam o seu bem-estar. Algumas pessoas alimentam a noção de que para ter sucesso é preciso ficar em um emprego ruim ou sofrer com um chefe maquiavélico. Ficam do lado de um parceiro abusivo porque acreditam que “o amor cura tudo”.

Mesmo quando estão no fundo do poço, não buscam se livrar dos seus problemas e incômodos emocionais.

A ênfase na saúde mental e na importância da cultura do autocuidado aos poucos vai transformando padrões de pensamento. As pessoas começam a compreender que aproveitar momentos do dia a dia para cuidar de si mesmo é essencial para viverem bem.

Infelizmente, ainda há quem acredite merecer o pior, que coloca as necessidades de outras pessoas na frente das suas, que fortalece vícios na tentativa de se sentir melhor na própria pele, e que chega à estafa mental por conta de escolhas equivocadas.

Esses indivíduos somente percebem o quanto danificaram a sua saúde mental quando uma doença psicossomática, transtorno mental ou enfermidade grave aparece.

Como cultivar uma cultura do autocuidado?

A maioria dos brasileiros prefere se tratar ao se cuidar. Apesar de haver uma parcela da população interessada em exercícios físicos, a motivação costuma ser estética. Quando a razão está associada à saúde, normalmente é por conta de sinais de declínio ou do comprometimento completo desta.

A cultura do autocuidado precisa ser vivida diariamente para o bem individual e coletivo. Existem muitas maneiras de fazer isso, que podem se encaixar até mesmo nas rotinas mais corridas.

Normalmente a “falta de tempo” é um pretexto para não se fazer as mudanças necessárias para obter mais saúde física e mental.

Desenvolver um hábito, ainda que positivo, leva tempo e requer disciplina. Mudar significa ser forçado a interagir com o desconhecido e como saber que o novo não é, de fato, pior? Muitos desistem de consolidar uma rotina de autocuidado em virtude disso.

Todavia, sem saúde mental não é possível viver bem. Para realizar sonhos, estabelecer e concretizar objetivos, ter um relacionamento duradouro, fazer contatos profissionais, concluir projetos pessoais e, principalmente, afastar o estresse, a prática do autocuidado é imperativa.

SOLICITE ATENDIMENTO

(19) 98854-6968   (19) 98737-1402