O que é uma crise emocional e por que ela acontece? - 01/11/2022

A crise emocional é caracterizada por um desgaste psicológico que pode ser decorrente de diversos fatores na vida de uma pessoa. Também conhecida como surto emocional, ela se instala quando o sofrimento psíquico é muito grande, ultrapassando a capacidade do indivíduo de lidar com a crise.
Todo mundo tem limites, ou seja, um máximo até onde consegue aguentar as questões que são estressantes psicologicamente. Quando esse limite é ultrapassado, ocorre a crise, que é resultado da incapacidade de eliminar as tensões do dia a dia de forma natural.
Uma pessoa equilibrada também acumula tensões, no entanto, consegue aliviá-las para que não cresçam a ponto de se tornarem um grande problema.
O que pode desencadear uma crise?
A crise emocional é um tipo de alerta para que a pessoa busque ajuda e entenda qual é a causa dos sintomas. O tratamento depende do diagnóstico correto.
Vários fatores podem ocasionar uma crise emocional, entre eles:
- Conflitos em relacionamentos;
- Perda de um ente querido;
- Estresse e pressão em excesso no trabalho;
- Situações de violência;
- Problemas financeiros;
- Perda de emprego;
- Uso de substâncias tóxicas.
É importante ressaltar que a crise emocional não se trata de uma doença e sim de uma reação do corpo a uma situação de sofrimento psicológico intenso, que não é controlada de maneira adequada. Quando a crise se instala, portanto, significa que o corpo está sinalizando que pode haver problemas mais graves que precisam ser tratados ou que o indivíduo está passando por um período pontual de dificuldades.
Como evitar e tratar crises emocionais?
Em primeiro lugar, quando acontece uma crise emocional é necessário realizar exames para descartar qualquer problema de saúde físico.
Aprender a reconhecer uma crise e ser capaz de controlá-la é importante para lidar melhor com esse tipo de colapso.
O caminho da prevenção e tratamento é o autoconhecimento, que pode ser aprofundado por meio da terapia. Ao se conhecer melhor, entender seus gatilhos e padrões de comportamento, você se sentirá muito mais preparado para lidar com a tensão e o estresse do dia a dia.
Além disso, a terapia é uma excelente ferramenta para desenvolver a inteligência emocional, que é uma habilidade necessária para aprender a reconhecer e controlar as próprias emoções.
Lembre-se de que a terapia não é recomendada apenas para quem enfrenta algum problema de saúde mental. Também é uma ótima aliada na prevenção de transtornos mais graves e ideal para cuidar da autoestima e aprender a lidar com conflitos internos.
SOLICITE ATENDIMENTO
(19) 98854-6968 / (19) 98737-1402