Ansiedade: como identificar? - 08/03/2022
A principal característica do Transtorno de Ansiedade é a preocupação excessiva. Todo ser humano ao longo da vida, se sente preocupado com situações como o desemprego, ou a situação política, por exemplo. Mas a preocupação sentida pelas pessoas que sofrem de ansiedade, está claramente fora de proporção em relação à probabilidade real ou impacto que um determinado fato possa ter na vida. O sentimento de preocupação é difícil de ser controlado e interfere no rendimento diário. Independentemente do foco, esse sentimento temeroso é sempre acompanhado por sintomas físicos, como dor devido à tensão muscular, dores de cabeça, micção frequente, dentre outros sintomas.
Alguns dos sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritabilidade, palpitação, suor em excesso (a chamada sudorese) e tensão muscular. Do lado emocional, o comportamento instável, o medo e a insegurança costumam aparecer com frequência.
É normal se sentir ameaçado diante de muitas obrigações ou grandes mudanças. Essa sensação ativa instintos básicos de sobrevivência e faz com que uma pessoa queira lutar ou fugir, ainda que de maneira inconsciente.
No entanto, é preciso diferenciar um pico emocional de um transtorno mental, pois cada situação demanda cuidados diferentes.
Os tratamentos podem incluir o uso de medicamentos, sessões de psicoterapia ou uma combinação entre eles. Mas somente um profissional qualificado poderá fazer um diagnóstico preciso e recomendar as medidas mais adequadas.
Fonte: Psicologia Integrada
Solicite atendimento:
(19) 98854-6968 / (19) 98737-1402