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A importância da comunicação interpessoal nas organizações - 07/02/2022
A importância da comunicação interpessoal nas organizações

Diversas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial, entre elas as habilidades de liderança, automotivação, trabalho em equipe, criatividade e muitas outras, que se destacam e são diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores.

A excelência na comunicação interpessoal também é item fundamental para o sucesso de líderes, profissionais, equipes e empresa, de forma geral, uma vez que ela evita que conflitos gerados por uma falhas e má interpretação se tornem algo constante e recorrente nos meios corporativos.

Por ser tão importante, conforme pudemos observar, isso resulta num grande desafio, tanto para gestores quanto para colaboradores, já que as empresas têm buscado cada vez mais profissionais com estas habilidades e principalmente com uma comunicação interpessoal assertiva.

Isso porque essas pessoas têm maior facilidade em passar ideias de uma maneira que todos possam entender, sem causar desentendimentos, que geralmente são decorrentes de simples falhas.

Além disso, um profissional que não tenha dificuldades com esse tipo de processo consegue, sem problemas, conversar com sua equipe, de forma clara, passando feedbacks que serão facilmente entendidos pela pessoa que o está recebendo.                                                              

As formas de comunicação não verbais, realizadas por meio de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes no ambiente de trabalho, do que outras, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

Ainda é importante destacar que 38% do impacto da comunicação reside no tom de voz das pessoas e apenas 7% nas palavras propriamente ditas. Neste sentido, desenvolver as habilidades de comunicação não verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

Ao considerar esses dados, é fácil entender que se comunicar não envolve apenas o ato de falar, mas também a maneira com a qual são levadas essas informações às outras pessoas. A linguagem corporal, o tom de voz e o que você fala, de fato, influenciam na forma que o seu receptor receberá a mensagem que você está tentando passar.

Dessa maneira, é preciso prestar atenção em como você se porta perto das pessoas com quem interage, como fala com elas, qual o tom de voz que usa e como gesticula. Ao não se atentar a algum desses pontos, você pode acabar causando ruído em uma mensagem que você está tentando passar.

Imagine um gestor que não consegue passar demandas, ou tem dificuldade em explicar de forma clara a finalidade de uma ação, projeto, de compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Certamente, os colaboradores sob sua gestão terão dificuldades em entender as tarefas que lhes foram concebidas, bem como executá-las com exatidão.

Agora presuma o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Em ambos os casos há algo de impróprio na forma de se comunicar, e que necessariamente precisa ser melhorado e de maneira urgente.

Por isso busque aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

As habilidades de comunicação interpessoal ajudam no desenvolvimento da carreira, ou desenvolvimento profissional porque, apesar de parecer algo simples, o pequeno ato de transmitir uma mensagem com assertividade pode trazer grandes benefícios, não só para a carreira do indivíduo, mas para a empresa como um todo.

Fonte: Psicologia Integrada

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