@script() Artigo | PAF
Dicas de como receber feedback - 10/01/2022
Dicas de como receber feedback

Quem nunca prendeu a respiração quando o gestor chamou para conversar sobre o desempenho no trabalho? A ansiedade, a insegurança e o medo de não corresponder às expectativas da empresa passam pelos pensamentos em uma fração de segundos.

É importante perceber o feedback como uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional, pois, caso compreendido e, em seguida, aplicado da forma correta, é capaz de contribuir significativamente para o desenvolvimento de qualquer indivíduo.

Pensando nisso, vamos dar algumas dicas sobre como receber feedback e transformá-lo em uma fonte de autoconhecimento rumo à sua evolução profissional.

Dicas de como receber o feedback:

1- Reconheça boas intenções

Nós tendemos a recuar com a suspeita de algo que não se assemelha a um elogio entusiasmado. No entanto, se você quiser se tornar um profissional melhor, o primeiro passo é reconhecer a boa vontade.

Então, ao invés de ficar chateado ou estressado por dentro, respire fundo e lembre-se que esta pessoa está apenas tentando ajudar.

2. Ouça ativamente

Não há como se beneficiar efetivamente de um feedback se você não o escuta por completo. Você precisa se manter comprometido e ouvir todos os pontos que o seu líder tem a fazer. Assim, você poderá retornar ao seu trabalho com o máximo de clareza e orientação possível para fazer as mudanças necessárias.

3. Faça perguntas

Quando você pensa em receber um feedback, é fácil achar que isso significa se sentar em silêncio e aceitar tudo o que for apontado. Embora as sugestões de outras pessoas mereçam consideração, não há nada de errado em fazer perguntas sobre os apontamentos.

Fazer perguntas depois de receber críticas mostra que você está levando as observações a sério, que você está buscando entendê-las e usá-las em prol do seu crescimento.

4. Resuma o feedback

Quando você está recebendo o feedback, é fácil ocorrer confusão. Portanto, para evitar que a mensagem seja mal compreendida, resuma o feedback que foi oferecido.

5. Seja grato

Pode parecer contra-intuitivo agradecer a alguém por apontar uma lacuna que dará mais trabalho para você. Mas agradecer é uma coisa importante a se fazer depois de receber um feedback.

Lembre-se, o seu líder poderia deixar a sua apresentação ou projeto passar em um estado de mediocridade? Sim! No entanto, ele dedicou o próprio tempo para te oferecer uma visão diferente para melhorar a situação – e isso é merecedor de um genuíno “obrigado!”.

6. Acompanhamento

O feedback nem sempre é periódico. Se você está realmente com o objetivo de usar as sugestões dadas, não é má ideia basear-se em seu progresso no futuro.

Se o seu líder recomendou uma mudança em sua abordagem, agende uma conversa futura com ele para debater o progresso que você fez. Ou, se a sugestão foi um ajuste no seu relatório, pegue um feedback das alterações.

Como diz o velho clichê, as ações falam mais alto que palavras. Então, provar que você usou esse feedback vai falar muito sobre sua atitude em relação ao seu profissionalismo.

O feedback é inevitável e essencial para o crescimento.

Isso pode parecer mais fácil falar do que fazer, mas não precisa ser tão complicado. Use essas dicas para começar a levar os direcionamentos a sério e você com certeza irá crescer.

Fonte: GT Psicologia Integrada

SOLICITE ATENDIMENTO

(19) 98854-6968

(19) 98737-1402