Como lidar com a demissão? - 15/12/2020
Como lidar com a demissão?

Em época de pandemia, diversos setores tiveram que reduzir seu quadro de colaboradores, enxugando custos e para fins de preservação de caixa, muitas empresas acabaram por decidir no desligamento em massa de diversos funcionários.

Lidar com uma situação que nos afeta diretamente, porém foge de nosso controle, nos envolve em uma nuvem de ansiedade e inquietação com o fato de não sabermos o que nos aguarda pós demissão.

É importante entendermos que passar por uma demissão, mexe com nosso psicológico, sendo assim, não deixe com que esse momento faça você viver um luto intenso e demorado.

Siga algumas dicas:

– NÃO SE CULPE

Acalme-se. A verdade é que em uma demissão sem justa causa, sempre destinamos a culpa da demissão em nós mesmos, nos questionando o que houve de errado para que aquela situação ocorresse.

Situações de desligamento vão além de nosso controle, então não se culpe por algo que você não foi responsável.

– RESERVE UM TEMPO PARA REORGANIZAR SEUS PENSAMENTOS

Sair distribuindo currículos e se candidatando para diversas vagas em aberto, não é a melhor opção.

Reserve este momento para cuidar do bem mais valioso que existe: você. Reorganize suas ideias, pensamentos, use este tempo inclusive para o descanso de sua mente.

Sempre colocamos a desculpa no tempo devido a correria cotidiana, sendo assim, este momento agora é só seu, aproveite-o.

– TENHA CLARO O SEU OBJETIVO PROFISSIONAL

Esse momento é de grande importância e com certeza você deve ter se perguntando:

“O que farei agora?”

A resposta para esta pergunta deve ser clara antes de buscar uma nova posição.

Não ter o objetivo profissional claro demonstra falta de autoconhecimento e esse item é uma das causas de reprovações em entrevistas.

– HORA DE ATUALIZAR SEU CURRÍCULO

Agora que você já aproveitou um tempo para descansar, não faça procura no Google de como elaborar um currículo, isto é uma péssima ideia.

Caso tenha dificuldades, procure um profissional especializado na área de Recursos Humanos para que lhe oriente e elabore um currículo personalizado com seu perfil, suas qualificações e seu objetivo profissional.

– DESENVOLVA O AUTOCONHECIMENTO

Como dito anteriormente, a falta dessa habilidade é motivo de algumas reprovações em entrevistas de emprego. Aproveite para analisar sua vida atual, quem é você neste momento e quais habilidades técnicas e comportamentais devem ser aprimoradas ou desenvolvidas.

Use uma técnica de ficar em frente ao espelho e falar sobre você por um minuto, citando suas conquistas profissionais, o que você almeja de agora em diante e o que aprendeu com seu desligamento.

Tendo essas dicas como base, você encarará este momento com mais leveza e entendimento de que a vida profissional é um ciclo.

Ainda sabendo que o seu empenho não garante emprego vitalício, continue oferecendo o seu melhor. Ao trabalhar bem, você deixa a sua marca na organização e, se acontecer de ser demitido, poderá conseguir boas indicações para outros empregos, além de deixar as portas abertas na mesma empresa.

Fonte: RH Portal