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Competências: você sabe o que são e como alcançá-las? - 20/10/2020
Competências: você sabe o que são e como alcançá-las?

Competência é uma das palavras que circulam com mais frequência pelos departamentos de recursos humanos das empresas nos últimos tempos. Avaliação por competências, remuneração por competências. Mas, afinal, o que são de fato essas características e como se conquistam aquelas ainda não alcançadas?

Ricardo Camargo, consultor e especialista em empresa familiar, da Camargo Gestão, explica que no mundo corporativo competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamento dos profissionais. “Pós-graduação, curso no exterior ou experiência em uma multinacional, por exemplo, não são considerados competências, mas complementos – na visão moderna da administração, o diferencial dos profissionais hoje é muito mais comportamental do que técnico. Vale ressaltar que tanto o conhecimento explícito, que envolve graduação e especializações, quanto o conhecimento tácito, que seria o aprendizado do dia a dia, são importantes para o desenvolvimento de competências”, diz.

Entre as principais competências o consultor cita: trabalho em equipe, habilidade para negociação, liderança, relacionamento, iniciativa, visão estratégica e foco no cliente, que segundo Camargo são as competências mais valorizadas. “A visão estratégica, por exemplo, é considerada essencial para os diretores, mas menos exigidas para cargos menores.”

A principal ferramenta para saber suas competências mais e menos desenvolvidas, é o autoconhecimento, e isto pode vir através de relacionamento com a chefia, pares e mesmo pessoas que convivem bem próximo de você, fora do local de trabalho. Se a empresa não tem um sistema de avaliação 360°, estruture você mesmo uma forma de obter retorno das pessoas quanto ao seu comportamento, e é lógico, trace uma estratégia para corrigir os erros, que pode ser através de um programa de “coaching” ou treinamento específico.

“Não fique parado! Procure sempre acompanhar as necessidades do mercado para manter a sua empregabilidade!”, finaliza Ricardo Camargo.

Fonte: RH Portal