Quais competências profissionais você pode desenvolver na quarentena - 08/09/2020
Quais competências profissionais você pode desenvolver na quarentena

Aproveitar este período de pandemia para desenvolver competências profissionais é uma estratégia eficiente para se destacar no mercado – agora e também quando tudo começar a voltar à normalidade.

É fato que ainda não sabemos como será o mundo depois desta crise, mas algumas competências essenciais para sobrevivermos a esta etapa serão também valiosas para as etapas seguintes, sejam elas quais forem.

Como desenvolver competências profissionais neste momento

Períodos de crise trazem enormes desafios para todos.

Se você quer se destacar profissionalmente, pode utilizar toda a complexidade que este momento traz para treinar e desenvolver competências profissionais indispensáveis para crescer como profissional durante a pandemia.

Quais competências você pode melhorar agora

Abaixo fizemos uma lista de sete competências que você pode desenvolver neste momento de pandemia e que devem continuar em alta quando tudo isso passar (sim, #VaiPassar).

Confira quais são elas e o que você pode fazer para ser o profissional que toda empresa quer ter daqui para frente:

Capacidade de adaptação e flexibilidade

De uma hora para outra você deixou a estrutura do escritório e precisou se fechar em casa para trabalhar e dividir espaço com toda a família em tempo integral.

Mais que isso, você costumava visitar clientes fisicamente e agora tem de fazer todos os contatos online, na tela do celular ou do computador. Como você está se adaptando?

Já está claro que se você não tiver flexibilidade passará maus momentos, certo? O mesmo vale para o mundo pós-covid, que também trará seus desafios e suas mudanças sem volta.

É preciso se encaixar aos novos (e possivelmente variados) locais de trabalho e ter capacidade de adaptação a mudanças que inevitavelmente chegam e continuarão chegando.

Conhecimento digital e de tecnologia em geral

Imagine você neste momento de distanciamento sem o mínimo de conhecimento em tecnologia para montar o home office, e fazer tudo funcionar minimamente bem para que todos possam trabalhar em casa?

É uma oportunidade gigantesca para você entender melhor a tecnologia e se preparar para ter menos problemas da próxima vez que estiver dependendo totalmente dela para executar suas tarefas profissionais.

Além disso, é importante entender conceitos ou começar a estudar inteligência artificial, big data, Internet das Coisas, realidade virtual, realidade aumentada e robótica, porque toda empresa precisará de pessoas que tenham esse conhecimento. Dados, por exemplo, devem ser base para qualquer tomada de decisão e também para direcionar ações voltadas a consumidores e até funcionários.

Conhecimento digital para vendas ou relacionamento com cliente também são indispensáveis. Quanto mais você se sentir confortável para trabalhar com essas ferramentas, mais poderá ajudar sua empresa a crescer.

Capacidade de inovação

Durante a pandemia, fica cada vez mais claro que empresas sem capacidade de inovação podem simplesmente desaparecer de uma hora para outra. E quem faz a inovação nas empresas obviamente são as pessoas.

Portanto, aproveite para pensar agora como é possível inovar no seu negócio, busque referências, deixe sua criatividade surgir. Há profissionais de saúde prestando atendimento online, há empresas fabricando outros produtos, totalmente diferentes da sua linha original. O que você pode fazer hoje para inovar?

Esse aprendizado acelerado e forçado será extremamente útil nas próximas etapas, quando a criatividade humana continuará tendo enorme valor.

Pensamento crítico

A onda de fake news a que somos expostos diariamente já demonstra a necessidade de ter pensamento crítico.

É preciso desenvolver a capacidade de avaliar informações objetivamente para determinar o que é – ou não – confiável. São essas informações consideradas confiáveis que devem guiar a tomada de decisão das pessoas nas empresas.

Liderança

Com o distanciamento social a liderança corporativa se tornou um desafio ainda maior.

Quem tiver a capacidade de inspirar pessoas, destacar suas melhores qualidades, incentivar a colaboração e servir de exemplo serão fortemente valorizadas pelas empresas. E agora não é uma boa hora para treinar essa habilidade?

Inteligência emocional

Outra competência importantíssima para tempos incertos e desafiadores é a inteligência emocional. Mais do que nunca sabemos o quanto é importante controlar nossas emoções e estar ciente das emoções dos outros.

Sem essa capacidade, podemos colocar tudo a perder, tanto pessoal quanto profissionalmente. E, daqui para frente, pessoas capazes de demonstrar equilíbrio e empatia serão sempre bem-vindas.

Longlife learning

O termo em inglês ainda não tem uma tradução muito utilizada para o português, mas significa uma vida de aprendizado. Ou seja, você precisa desenvolver a capacidade de buscar conhecimento sozinho e ilimitadamente.

Tudo muda muito rápido no mercado de trabalho e quanto mais você estiver atualizado maior será a sua empregabilidade. A boa notícia é que nunca foi tão fácil buscar conhecimento.

Há muitos cursos online disponíveis, inclusive gratuitamente. Aproveite o momento para investir em você. Vai valer a pena.

Fonte: Vagas Profissões