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11 dicas para subir de cargo e ser reconhecido no trabalho - 02/06/2020
11 dicas para subir de cargo e ser reconhecido no trabalho

Subir de cargo está nos planos de milhares profissionais. Esse desejo faz parte do planejamento de carreira e é bastante normal, principalmente para quem já atua a um certo tempo na empresa em um mesmo cargo. No entanto, o sonho de uma promoção no trabalho não é suficiente para tornar o sonho em realidade.

Essa realização também depende, de certa forma, da empresa, visto que ela precisa oferecer aos seus colaboradores a possibilidade de crescimento na carreira. Para a organização, os benefícios de ter um plano de carreira estabelecido são diversos. Podemos chamar atenção para o fato dos funcionários ficarem muito mais engajados. A chance de subir de cargo serve como combustível, incentivando os profissionais a oferecerem o melhor de si.

Para os colaboradores, o principal questionamento é como subir de cargo, ou seja, o que fazer para conseguir a promoção no trabalho? Especialistas em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Corporativa afirmam que a resposta para essas questões é bem simples: é necessário tornar-se indispensável.

- Mas, como posso fazer isso?

Melhores dicas para subir de cargo

É exatamente isso que desejamos explicar nessa postagem. Hoje apresentaremos dicas para subir de cargo e ser reconhecido no trabalho. São práticas importantes, que podem auxiliar quem deseja aprender como se destacar na profissão. Através delas, será possível buscar uma mudança de postura e se dedicar a conquistar novas oportunidades profissionais. Por isso, continue a leitura e veja todas as dicas que preparamos.

Conheça a empresa

Como dissemos mais acima, o profissional precisa se tornar indispensável. E isso não acontece de uma hora para outra. É um caminho trilhado aos poucos, que exige dedicação e planejamento. Como um ponto de partida, podemos citar a necessidade do profissional conhecer a empresa e todos os seus processos, indo além das funções que desempenha e do setor no qual atua. Com esse conhecimento, o profissional terá mais embasamento para as suas decisões, o que tornará as sugestões cada vez mais assertivas.

Seja mais proativo (a)

A proatividade é diferente de invadir o espaço dos colegas ou até mesmo sofrer algum tipo de exploração. Essa qualidade está relacionada a antecipação do profissional a determinadas tarefas. Ou seja, tenha algo pronto antes que seja solicitado.

Com base em seus conhecimentos sobre a organização, apresente ideias inovadoras, capazes de auxiliar toda a equipe. Dessa forma, o colaborador mostra dedicação e empenho pessoal em aprender e crescer na empresa.

Mostre resultados

Não há como negar, os resultados são importantes para a empresa. Os profissionais devem empoderar-se dos seus resultados e mostrar o que tem sido alcançado através do seu trabalho. A empresa precisa compreender como a sua participação foi essencial para o alcance de determinada meta. Assim, o profissional mostra a sua importância para a organização e fica mais perto de ser promovido.

ATENÇÃO: tome cuidado para não parecer que está passando por cima do trabalho dos colegas.

Dê mais atenção ao marketing pessoal

O marketing pessoal nada mais é do que o trabalho desenvolvido em prol de promover a imagem pessoal. As pessoas costumam acreditar que isso envolve roupas bonitas e "na moda". Porém, o marketing pessoal trabalha a comunicação, a criatividade, postura, autoconhecimento e até mesmo a forma que o profissional se apresenta nas redes sociais. Demonstre uma postura sempre ética e haja com profissionalismo com todos os funcionários da organização.

Busque novos aprendizados

É comum chegarmos em um determinado ponto da carreira e esquecer de buscar novos conhecimentos. Atualmente, as mudanças no mercado são cada vez mais velozes, por isso os profissionais que não se atualizam acabam ficando para trás. Esteja sempre antenado sobre as novidades em sua área, participe de palestras, congressos e realize cursos de qualificação. Hoje está bem mais fácil encontrar cursos gratuitos, que proporcionam aprendizado de qualidade e a chance de atualização no currículo.

Faça uma pós-graduação para ganhar mais dinheiro

Os cursos gratuitos são uma ótima oportunidade de atualizar o currículo. No entanto, o peso de uma pós-graduação ou um curso de idiomas é infinitamente maior. Além disso, uma pós-graduação é alternativa para ganhar mais dinheiro com um aumento no salário.

Pesquisas salariais apontam que um curso de pós-graduação pode aumentar a remuneração em até 118%. A questão é que esse tipo de formação exige um investimento financeiro. Uma alternativa é conseguir um desconto nas mensalidades. Para isso, uma bolsa de estudo é o ideal.

Trabalhe a sua capacidade de liderança

Na maioria das vezes, subir de cargo envolve liderar uma nova equipe. Então, comece a trabalhar as suas habilidades de liderança e de inspirar pessoas. Lembre-se de estabelecer um bom relacionamento com seus colegas, realizar formações sobre liderança e treinar essas habilidades. Esteja mais envolvido com aquilo que acontece com os seus colegas de trabalho e busque novas formas de pensar e de agir.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é a capacidade de lidar com as suas emoções e sentimentos. Ela traz uma grande contribuição para a carreira. Entre os seus benefícios, ela possibilita que o profissional trabalhe a forma como lida com situações de estresse. Dessa forma, pode manter a calma para encontrar soluções criativas para os problemas que se apresentam.

Demonstre domínio de soft skills

As soft skills estão relacionadas à inteligência emocional, pois são habilidades essencialmente humanas. O mercado de trabalho moderno pede profissionais que possuam habilidades técnicas em sua área de atuação e que também demonstrem outras características, como boa comunicação, empatia, criatividade e ética profissional.

Autoconhecimento é importante para ser promovido

Autoconhecimento é fundamental em diferentes processos e na carreira não poderia ser diferente. Ele possibilita conhecer os seus pontos fortes e fracos e trabalhar em cima deles. Quais atitudes podem ser tomadas para potencializar as suas qualidades e melhorar as suas fraquezas? Além disso, o autoconhecimento permite avaliar se realmente possui as habilidades necessárias para uma promoção de cargo.

Mantenha o foco

Se você já sabe onde quer chegar e qual é o cargo desejado e tem trabalhado para alcançá-los, não esqueça de manter o foco. Traçar metas para a vida profissional e pessoal ajuda a criar estratégias para o objetivo a ser conquistado. Tire um tempo para fazer uma lista das suas metas, estabeleça prazos para que elas sejam alcançadas e o que é necessário fazer para realizá-las.

Trabalhe o seu Networking

O networking tem a capacidade de potencializar as oportunidades através de bons contatos profissionais. Ele deve ser trabalhado de forma constante e contínua por quem deseja subir de cargo. Ter contatos de outros profissionais possibilita se destacar, adquirir novos conhecimentos e oportunidades profissionais.

Fonte: Educa Mais Brasil