@script() Artigo | PAF
As lições do esporte que podem tornar seu negócio melhor - 28/11/2019
As lições do esporte que podem tornar seu negócio melhor

O esporte sempre esteve muito presente em minha vida. Aos 15 anos de idade eu tive a oportunidade de estudar no exterior com uma bolsa para jogar basquete pelos campeonatos de High School, muito comuns nos EUA. Durante alguns anos, tive no esporte uma perspectiva de carreira e vivi todas as dificuldades e sucessos desse mercado tão difícil.

Até que, a vontade de empreender, outra grande paixão que sempre esteve em mim, me trouxe de volta ao meu país. As dificuldades no esporte me levaram a fazer algo por esse setor, conciliando dois sonhos em um. Quando decidi criar uma startup com o objetivo de conectar cada uma das pontas do esporte, foi quando nasceu a AtletasNow, uma fusão de duas carreiras e do ímpeto de fazer alguma por esportistas que não tiveram oportunidades que eu tive. E foram muitas as lições que a aprendi com o esporte e que, de certa forma, tornaram o meu negócio melhor.

Eu diria que a primeira, e talvez mais importante delas, foi a definir exatamente onde se quer chegar. Assim como uma grande parte das modalidades, para empreender também é preciso pensar em uma estratégia sólida e clara, com metas e objetivos diários. Trabalhar no improviso não funciona nem no escritório e nem no campo. Como você pode saber qual é o melhor produto para a sua startup se você não tem certeza que essa é uma solução que o mercado realmente precisa? Pense, planeje, avalie, observe os seus adversários antes de colocar um time em campo.

A segunda lição é que não se pode ganhar nada sozinho. Assim como no time de futebol, por exemplo, cada colaborador é essencial para levar uma empresa a diante e cada um tem um papel e uma responsabilidade diferente. É preciso que as expectativas estejam perfeitamente alinhadas e que cada um conheça a sua função individualmente e em conjunto.

Nessa mesma lógica, assim como uma equipe precisa de um líder inteligente e forte, um negócio tem a mesma necessidade. Por isso, se prepare, passe confiança para as equipes e deixe claro exatamente o que você precisa. Não espere que eles leiam o jogo sozinhos!

Assim como metas, time e liderança, ter organização e disciplina também são fatores que podem ser aplicados tanto na prática esportiva quanto em uma startup. É preciso planejar cada passo, cumprir prazos, trabalhar (ou treinar!) todos os dias para oferecer a melhor solução possível, cuidar dos gastos e se antecipar a qualquer coisa que possa dar errado.

E o último ensinamento, também tem relação com os erros! Com frequência, realize uma autocrítica do seu negócio e da sua performance. Descubra quais foram os erros e acertos até aqui e se planeje para melhorar. Em suma, o mecanismo utilizado na prática de esportes funciona perfeitamente para guiar quem deseja empreender. Vamos aprender com ele?

* Viciado em esportes e um dos mais jovens empreendedores do país, José Pedro Mello é fundador e CEO da AtletasNow, com a missão de conectar todas as pontas do esporte por meio da tecnologia.

Fonte: PEGN