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Como transformar profissionais técnicos em líderes de sucesso? - 24/09/2019
Como transformar profissionais técnicos em líderes de sucesso?

Poder. Isso é o que o profissional técnico possui em suas habilidades quando consegue liderar uma equipe dentro da organização. O processo de transformação dos especialistas para líderes de sucesso nem sempre é fácil, mas é possível quando a realidade do mercado é a escassez desse tipo de profissional.
De acordo com pesquisa realizada pela ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), a falta de líderes preparados é fato comprovado no dia a dia das empresas. Para ter uma ideia, dos 379 profissionais de RH entrevistados, 63,6% disseram que suas empresas não possuem líderes de sucesso suficientes para suprir as necessidades dos negócios, o que pode limitar o crescimento da organização durante a fase de expansão econômica do país.
A transição para a gerência é mesmo um momento delicado. Para Daniela Aquino, fundadora e Diretora Executiva da Linus, empresa especialista em estratégia de Recursos Humanos, a procura de profissionais técnicos interessados em se tornar líderes de sucesso está em constante crescimento.

Desafios

A consultoria, já experiente em identificar, selecionar e desenvolver talentos dedicados às indústrias cosméticas, químicas, farmacêuticas e alimentícias, também relaciona a nova demanda com a falta de ensino desse tema nas faculdades.
“O profissional que busca por formações nas áreas de engenharia, química ou farmacêutica, por exemplo, já tem o perfil técnico. O desafio é desenvolver a habilidade de liderança para que possam conquistar cargos mais assertivos durante o seu plano de carreira”. Por esse motivo, empresas estão criando líderes de sucesso com a ajuda de recrutadores antenados.

Importância do líder

Este assunto é considerado crucial há anos no mundo dos negócios, e ainda assim, parece que continuamos carentes de líderes. “As organizações sempre foram pobres de líderes de sucesso justamente porque o ser humano precisa aprender a liderar a própria vida. Se ele não lidera a própria vida, quem dirá a organização do outro. Isso é uma problemática humana”, sinaliza a headhunter.
Uma boa liderança alcança o empoderamento com louvor. Portanto, o líder deve estar sempre preparado para motivar.
Segundo a especialista, as próprias empresas têm apresentado alternativas para suprir essa lacuna de formação, oferecendo cursos de liderança e autoconhecimento para profissionais-chave. A tendência, no entanto, é que no futuro próximo as empresas contratem funcionários com essas características já afiadas e que não precisam de formação. Essa é a chave de um profissional muito valioso.

Mas como um especialista pode se tornar um líder?

A Daniela argumenta que, para o profissional sair do perfil técnico e chegar ao perfil de líderes de sucesso, é preciso que ele conheça a si próprio em primeiro lugar. “Ele precisa ter disponibilidade para se conhecer, para se abrir. É necessário um autoconhecimento, uma autocrítica, para só então analisar o outro durante as atividades no trabalho”, explica. Além de desenvolver o autoconhecimento, manter o bom desempenho profissional é essencial para obter sucesso nos negócios.
Neste post, reunimos 6 dicas para transformar especialistas em líderes de sucesso e fazer com que tenham um ótimo desempenho profissional.

5 dicas para ser um líder

Para conseguir atingir esse nível de liderança, saiba que tudo leva tempo, dedicação, esforço e uma dose de estudos. Se você quer ser um líder e está se esforçando para isso, adiantamos alguns 5 poderosos conselhos para lhe ajudar nessa tarefa. Confira:
1. Faça coaching: O método coaching melhora a liderança e a capacidade de levar a equipe aos bons resultados, além de fazer com que compartilhe com mais clareza os conhecimentos e desenvolva seus profissionais;
2. Tenha bons relacionamentos: Criar e sustentar bom relacionamento interpessoal saudável com os chefes têm influência positiva na organização. Isso abre espaço para que os liderados se sintam confortáveis a manterem boas relações com ele;
3. Atenção individualizada: Após conhecer a si próprio, o profissional tem mais liberdade para conhecer o outro individualmente. Cada membro da equipe tem habilidades e talentos individuais;
4. Delegue: A atitude de transferir autoridade aos colaboradores faz com que se sintam parte do projeto e fiquem mais engajados;
5. Dê feedback: Esta é uma maneira de os líderes de sucesso reconhecerem um trabalho bem feito, evidenciar as qualidades do liderado, como também um modo assertivo de corrigir falhas técnicas e de comportamento por meio da sua instrução.
Com as equipes mais produtivas, caberá ao departamento de Recursos Humanos participar mais de perto do processo de contratação de novos funcionários que integrarão a equipe. O papel deles é sempre contribuir para identificar os perfis.

Fonte: Linus RH