@script() Artigo | PAF
BETA
8 dicas especiais para uma Comunicação de Sucesso!! - 06/09/2018
8 dicas especiais para uma Comunicação de Sucesso!!

Neste artigo abordaremos um assunto de extrema importância para todos nós, afinal a comunicação faz parte de absolutamente tudo a que nos referimos: nossas relações, nossas percepções, nossas emoções, nossa razão e todo o nosso entorno, seja na vida profissional ou pessoal.

Hoje vamos dar algumas dicas de que como podemos evoluir em nossa comunicação, nos dando a chance de sermos pessoas melhores compreendidas e principalmente nos dando a chance de nos comunicarmos e relacionarmos melhor com todas as áreas de nossa vida, afinal a comunicação é uma habilidade que merece ser aprimorada constantemente.

São apenas oito:

1. Pare e ouça

Não tenha pressa ao se expressar. Se silencie para ouvir o que o outro tem a dizer. Dê a chance a você e ao outro para ouvir o que ambos trazem na emoção.

2. Preste atenção aos sinais não-verbais.

A linguagem corporal sempre tem muito a dizer. Fique atento, além das palavras, às nuances, ao tom da voz, aos estímulos, as expressões e ao olhar. São estes detalhes que farão com que você entenda melhor o que o outro diz ou tenta dizer.

3. Seja empático

A comunicação é uma via de mão dupla e para que você seja compreendido precisará primeiro compreender o outro, se permitindo tomar o ponto de vista contrário. Desenvolver a empatia ajuda a compreender melhor até mesmo as partes tácitas de sua comunicação com os outros, e ajuda você a responder de forma mais eficaz, validando os sentimentos de todos os envolvidos.

4. Seja honesto ao se comunicar!

Opte sempre pelo caminho da honestidade. Seja cuidadoso, cauteloso, atencioso e seja verdadeiro com seu interlocutor e com você mesmo. Tome cuidado com as fofocas e as mentiras, afinal elas destroem as relações.

5. Mantenha-se focado no assunto!

Às vezes as discussões se transformam em argumentos que podem se tornar em um momento pesado e desnecessário. Foque no tema em questão, não deixando de respeitar as emoções envolvidas.

6. Não se distraia!

Fique atento e não use, por exemplo, o telefone enquanto alguém está falando com você.

7. Mantenha a educação sempre!

Seja elegante ao falar, seja gentil. Lembre-se que é isto que você espera do outro. Educação e Respeito!

8. Equilibre a razão e a emoção!

Um outro aspecto fundamental em relação ao processo de comunicação é o uso adequado da emoção. É importante ressaltar que apelos emocionais devem ser usados com sensibilidade, habilidade e cautela, para apoiar e equilibrar apelos dirigidos à razão e à lógica.

Lembre-se sempre que, uma comunicação eficaz é uma das habilidades mais importantes da vida e que podemos aprender e aprimorar sempre.

As melhores conversas da sua vida, seja no âmbito familiar, social ou profissional, são as que te trarão os melhores momentos e os melhores resultados e que ajudarão a você ser uma pessoa melhor. 

Fonte: Linus RH