@script() Artigo | PAF
BETA
Sua carreira está pronta? - 19/07/2018
Sua carreira está pronta?

O atual cenário exige cada vez dos profissionais. As empresas buscam perfis que possam usar competências, talentos e potencialidade de forma a gerar valor agregado ao negócio.

Mas como saber se está preparado ou como se preparar para essa nova demanda de mercado?

As etapas do Aconselhamento de Carreira contribuem para potencializar as competências, elucidar o seu perfil e assim trabalhar no seu desenvolvimento. Abaixo, algumas etapas:

Autoconhecimento

Ter ciência do perfil pessoal é essencial no autoconhecimento. Realizamos o mapeamento do perfil de personalidade e de comportamento, com ferramentas especificadas que fazem essa leitura. 

Saber quais são os pontos positivos, as características pessoais e o que te impulsiona, assim como ter ciência dos comportamentos limitantes, que podem te prejudicar na conquista de metas e objetivos, é uma ferramenta estratégica para conquista de uma carreira de sucesso.

O desenvolvimento profissional a partir do autoconhecimento, busca a concordância entre o perfil pessoal e o perfil de exigência profissional, do ponto de vista da personalidade.

Competências

O termo competência está presente a todo o momento no ambiente corporativo. É de extrema importância saber quais competências estão consolidadas e como usa-las a benefício próprio. Tão quão importante saber o que está consolidado, é saber o que não está, saber quais competências estão aquém, para que sejam trabalhadas e desenvolvidas, evitando que fiquem evidentes aos olhos do outro.

Marketing Pessoal

A marca pessoal é construída a partir de valores, competências, habilidades, atitudes e comportamentos que simbolizem o que você é e por consequência traz o reconhecimento externo.

A marca pessoal pode tanto ser positiva, quanto negativa e pode simplesmente ser inexpressiva, mas no momento da recolocação ela influenciará muito durante do processo seletivo.

Plano de ação

Após todas as etapas do desenvolvimento, você saberá qual seu objetivo e terá o suporte caminhar de encontro a desejado.

Nesse momento é a hora de desenhar seu plano de ação, um plano que e estabeleça o que é necessário para alcançar os objetivos, desde a Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento, pois neste momento, você já saberá o que quer, sendo assim você deve traçar um plano de ação onde estabeleça as ações que serão necessárias realizar, para preencher a lacuna que existe entre onde você está e aonde você quer chegar.

Apoio a recolocação

Análise de currículo, suporte para procurar e se cadastrar em vagas aderentes ao seu perfil, simulações de entrevistas, dicas sobre área de atuação e demais ações para recolocação e iniciação no mercado de trabalho.

O aconselhamento de carreira serve como suporte e orientação para as transições, sejam elas de mercado, de área ou até mesmo para cargos de liderança e estratégicos.

Fonte: Linus RH