@script() Artigo | PAF
BETA
Aconselhamento de Carreira: quando buscar? - 16/04/2018
Aconselhamento de Carreira: quando buscar?

O mercado de trabalho se tornou amplo para os mais diversos tipos de profissionais. Um Farmacêutico, por exemplo, não está mais limitado a atuar apenas na área farmacêutica. Além de sua atuação em farmácias e na indústria de medicamentos, hoje encontramos profissionais na área de home e personal care, de embalagens na área do meio ambiente, sustentabilidade, dentre outras.

O maior desafio para os profissionais é onde atuar, como chego lá, o que fazer, o que mudar...  E, é neste momento que o aconselhamento de carreira pode fazer a diferença entre uma carreira sem destaque a uma de sucesso.

O aconselhamento de carreira é o mapeamento de competências, dos caminhos e das oportunidades para o desenvolvimento profissional. É indicado para aquele que está feliz com sua área de atuação e procura se desenvolver ainda mais, aquele que gostaria de mudar de área e buscar novas oportunidades, ou para o jovem profissional em início de carreira...Em todas as situações o grande objetivo é buscar o seu real potencial e planejar-se.

Muitas vezes, as mais simples metas parecem impossíveis, tentamos várias vezes, mas não conseguimos alcançar o que realmente desejamos. O que acontece é que todas as pessoas têm suas limitações, assim como suas fortalezas, mas nas limitações, não conseguem encontrar o caminho para o sucesso e realização.

O processo é transformador, fará com que se descubra novamente, que pense em coisas que nunca tinha pensado antes, e o principal, fará com que você veja todos os seus objetivos de uma maneira clara, seja na mudança de carreira, em agregar valor à carreira ou ao se inserir no mercado de trabalho.

Escolher a carreira “certa” a seguir, manter-se ou mudar de carreira é um desafio. Encontrar as respostas é essencial no processo evolutivo do seu “eu profissional”. Passar pelo processo de Orientação Profissional é ter a clarificação das ideias e adquirir habilidade para saber desenhar o trajeto para sucesso.

Se você é um profissional em início de carreira que busca autoconhecimento para se enxergar no horizonte, ou que quer alinhar objetivos pessoais às demandas corporativas, prospecção de novas oportunidades e direcionamento da sua carreira, ou se você tem sólida vivência profissional e carreira consolidada, mas tem dúvidas acerca de suas escolhas profissionais ou até mesmo se está no momento do planejamento para aposentadoria.

O aconselhamento irá contribuir nessa transição, não existe idade e nem momento profissional certo, mas sim a vontade de se desenvolver e buscar novos horizontes para ter uma trajetória profissional de sucesso.

E lembre-se, buscar um aconselhamento de carreira é sempre enriquecedor, tanto do ponto de vista profissional, como no pessoal, afinal, quem busca o autoconhecimento só tem a ganhar em desenvolvimento.

Fonte: Linus RH