Como lidar com funcionários mais velhos que você - 21/03/2018
Como lidar com funcionários mais velhos que você

Fique atento para não provocar conflito de gerações no ambiente de trabalho

É cada vez mais comum encontrar jovens deixando de lado carreiras convencionais e entrando no mundo do empreendedorismo. Mas, quando se é muito novo, a chance de contratar funcionários mais velhos é grande, e essa diferença pode criar desafios na convivência.

Gerenciar uma equipe mais velha pode ser desafiador, mas, ao mesmo tempo, trazer boas lições. Abaixo, conheça dicas de como o jovem empreendedor pode tirar proveito de um time experiente:

1. Procure entender as diferenças

Saber as diferenças entre cada funcionário é essencial para um líder, especialmente aquele com menos experiência. Identificá-las ajudará o dono da empresa a entender o que cada pessoa precisa para fazer um bom trabalho.

2. Aproveite a sabedoria e a experiência do time

Delegar aos funcionários mais velhos funções que vão além do seu script de trabalho é uma boa maneira de envolver aqueles que têm dificuldade de se subordinar a um chefe novo. Pedir conselhos e opiniões faz com que eles se sintam reconhecidos e úteis.

3. Seja confiante e fique firme

Ter um chefe inseguro e ocupar um cargo inseguro deixa qualquer um inquieto. Tomar decisões com confiança é fundamental.

4. Considere obter orientação

Assim como funcionários mais velhos precisam conhecer mais sobre tecnologia e tendências, os mais novos têm muito a aprender com sua experiência. Trocar orientações é um jeito de colocar as duas gerações em contato e compartilhar conhecimentos. Só é preciso ficar atento para que essa troca não aconteça com apenas um dos funcionários.

5. Comunique-se abertamente

Um bom líder precisa reconhecer as preocupações de seus empregados e dar uma resposta a elas. Trabalhar para oferecer um bom ambiente de trabalho e aceitar sugestões de como ser um chefe melhor pode ser útil, assim como manter uma conduta humilde e honesta.

6. Mostre que você gostou

Para conquistar respeito como um chefe jovem, reconheça e saiba elogiar o trabalho das pessoas. Elas devolverão o reconhecimento como funcionários ainda melhores.

7. Cuida das áreas mais preocupantes

Ao discutir uma questão, trate cada funcionário com o mesmo nível de respeito e, ao mesmo tempo, seja específico em relação ao que você espera de cada um deles.

8. Pare de tentar ser popular

Em vez de tentar agradar a todo mundo, use sua energia para formar uma empresa onde as pessoas gostem de trabalhar e com a qual os clientes gostem de fazer negócio.

9. Não se intimide

Você pode ser novo, mas há uma razão para estar no topo de uma empresa. Os funcionários precisam entender isso e tratá-lo com o respeito merecido.

10. Dê o exemplo

Se você exige ser respeitado, respeite. Se você não quer funcionários com um ego grande, comece por não ter um. Simples assim. Funcionários mais velhos podem achar que você é imaturo ou inexperiente, mas é possível provar para o time que você dá conta dos desafios.

Fonte: PEGN