O que os Recrutadores Observam Durante a Dinâmica de Grupo? - 27/11/2017
O que os Recrutadores Observam Durante a Dinâmica de Grupo?

Se há uma fase nos processos seletivos que mais faz a maioria dos candidatos a uma vaga reclamarem, esta fase é a dinâmica de grupo.

A reclamação surge devido a tensão causada pelas atividades realizadas na dinâmica e a obrigação de dar respostas certas para cada situação-problema envolvida nos cases.

A dinâmica de grupo é uma das fases mais importantes de todo o processo porque é onde os recrutadores analisam seu comportamento diante do coletivo e analisam se seu perfil se encaixa nos valores e nas características da empresa, no cargo e no estilo do empregador.

Os recrutadores observam na dinâmica de grupo:

• Seu desempenho diante dos outros candidatos, por exemplo: o altruísmo e pensar no coletivo e a empatia;
  • A forma como você resolve as situações-problemas nos cases;
  • Seu raciocínio lógico;
  • A sua personalidade e seus valores;
  • A sua inteligência emocional;
  • A forma como você lida com a pressão e o estresse.

As duas principais dicas que posso dar para você se dar bem na dinâmica é:

• Levar em consideração a sua personalidade, levar em consideração quem você é. Afinal, trabalhar com pessoas muito diferentes de você e com um chefe com uma personalidade totalmente diferente da sua só irão lhe trazer consequências negativas a longo prazo.
  • Realizar pesquisas sobre a empresa, procurar saber sobre o perfil do empregador e ir até a empresa para sentir o clima do local e observar como o trabalho é realizado.

Algumas dicas para se sentir seguro antes e durante a dinâmica:

• Pesquise sobre os tipos de dinâmica e como funcionam;
  • Converse com pessoas que já passaram pela dinâmica;
  • Não fique pensando nas respostas a serem dadas ou pensando em como a empresa agiria em tal situação-problema;
  • Seja criativo, sensato e líder;
  • Não tenha medo de falar que não sabe algo ou de pedir ajuda quando necessário;
  • Se engaje com os outros candidatos;
  • Seja você mesmo e mostre todas as suas habilidades e competências.

Fonte: RH Portal