@script() Artigo | PAF
Dependência digital - 20/10/2022
Dependência digital

Você sente que está em um relacionamento ruim com seu smartphone ou fica ansioso e nervoso quando você deixa a tecnologia para trás? Saiba que você pode ter dependência digital – um vício que vem se tornando mais real a cada dia.

A dependência digital pode ser definida como o uso excessivo de internet ou eletrônicos a ponto de a vida diária de uma pessoa ser afetada. Pode ser dividido em várias versões diferentes, por exemplo: dependência de telefone, de mídia social, vício em internet, entre outros.

Às vezes, a dependência digital pode estar ligada a problemas clínicos, como depressão, ansiedade, disfunção social e outros distúrbios de controle de impulsos.

A dependência digital ocorre quando um indivíduo passa a desvincular-se da sociedade para permanecer mais tempo em frente a um computador ou celular.

É desenvolvida quando uma pessoa fica verificando a caixa de entrada do e-mail constantemente, quando participa constantemente em salas de bate-papo, quando utiliza mensageiros instantâneos, jogos on-line e sites específicos. É importante evidenciar que a utilização da internet e seus benefícios não caracterizam a dependência digital e sim o seu isolamento perante o convívio social.

Os dependentes não conseguem controlar seu envolvimento e seu uso com a vida real e social, o que pode além do isolamento provocar desconforto emocional, ansiedade, agitação, irritabilidade, depressão, perturbação, toc (transtorno-obsessivo-compulsivo) e outros. Quando ocorre em adultos, a dependência digital pode ser tratada com terapias, mas quando ocorre em crianças e jovens além da terapia psicológica deve haver a interferência dos pais quanto ao uso do computador que pode ser feita colocando o computador em local visível aos olhos dos pais, estipulando horários para a utilização do computador, invertendo os horários estipulados para navegação, restringindo acesso aos sites visitados compulsoriamente e outras.

A dependência digital já passou a ser patologia psiquiátrica em alguns países. Existem profissionais e estudiosos que já até associam a dependência digital à alcoólica. No Brasil a dependência ainda não é considerada doença e sim um transtorno que deve ser tratado por um psicólogo o quanto antes para obter melhores resultados.

Malefícios da dependência digital

É importante estar atento aos sinais para saber identificar se você possui esse problema.

Os principais sintomas de uma pessoa com dependência digital são:

  • Preferir passar tempo online do que conviver com pessoas “reais”;
  • Saber que passa muitas horas navegando, mas não conseguir evitar;
  • Mentir sobre o tempo que passa online;
  • Perder o controle do tempo na internet;
  • Ficar desconfortável, irritado e triste ao estar desconectado;
  • Não sentir prazer nas atividades fora da internet;
  • Queda de produtividade no trabalho e nos estudos;
  • Problemas nas relações sociais e familiares, pois afeta a capacidade de socialização;
  • Problemas físicos como dores musculares, devido a posição que o usuário permanece por um longo período de tempo;
  • Problemas na saúde como obesidade, má alimentação, depressão, TDAH, bipolaridade e fobia social.

Estou viciado?

Só porque você gosta de assistir Netflix ou rolar o feed do Facebook por algumas horas de cada vez não significa que você é viciado em internet. É importante, no entanto, conhecer seus limites e como parar e se concentrar em outros aspectos de sua vida, como trabalho, escola, família, relacionamentos e autocuidado.

Reconheça seus gatilhos. Você pega seu telefone quando está sozinho? Entediado? Estressado? Depois de saber por que você está usando a tecnologia em excesso, você poderá encontrar outras maneiras eficazes de gerenciar seus humores e gatilhos.

Entenda a diferença entre presencial e online. Os seres humanos são criaturas sociais, e mesmo que a mídia social possa nos fazer sentir como se estivéssemos sendo sociais, pode realmente ser muito isolante. Coisas simples como contato visual, linguagem corporal, e falar com outras pessoas pessoalmente pode reduzir o estresse e afetar positivamente as emoções.

Quais são suas habilidades de enfrentamento? Muitas pessoas recorrem a jogos, mídias sociais ou mensagens de texto para desabafar após uma situação de alto estresse. Se você está usando a tecnologia para ser seu objeto de enfrentamento, pode ser útil encontrar outras maneiras de lidar com emoções intensas, estresse físico ou mental (por exemplo, exercícios, meditação, ver amigos/família).

Fortaleça sua rede de apoio. Assim como outras dependências, uma forte rede de suporte pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo. Reservar tempo para amigos, família e conhecidos pode ajudá-lo a se sentir menos dependente da tecnologia. Fale com pessoas com interesses semelhantes, entre em contato com colegas de trabalho, participe de equipes esportivas ou clubes do livro, seja voluntário ou inscreva-se em outras atividades extracurriculares agradáveis.

No final, se você sentir que a tecnologia e a internet estão tomando conta da sua vida, desligue o celular por um tempo e saia para curtir o dia! No entanto, certifique-se de não entrar em uma desintoxicação digital completa.

SOLICITE ATENDIMENTO

(19) 98854-6968 / (19) 98737-1402