A origem, a evolução e as tendências do setor de Farmácia - 15/09/2022
A origem, a evolução e as tendências do setor de Farmácia

No mês passado tivemos o Dia da Farmácia, comemorado no dia 5 de agosto e que celebra as conquistas e desafios de um setor crucial para a nossa sociedade. É inevitável: quando você pensa em se mudar para um novo bairro, uma das considerações é sobre a distância até a farmácia mais perto. Se você tem idosos ou crianças pequenas em casa, essa informação é especialmente importante porque você sabe que irá à esta farmácia algumas vezes durante o mês.

Origem e Evolução do Setor de Farmácia

Em homenagem aos profissionais de Farmácia, o Ministério da Saúde divulgou um texto descrevendo as origens da atividade farmacêutica que começou por volta do século 10 com as chamadas boticas ou apotecas.

Não havia distinção entre medicina e farmácia nesse período. O boticário conhecia e curava doenças, mas exigia-se dele que cumprisse uma série de requisitos e dispusesse de local e equipamentos apropriados para o preparo e estoque dos medicamentos.

A propagação da lepra provocou o aumento do número de farmácias hospitalares. Foi em 1777 que Luís XV, rei da França, determinou a substituição do termo apoticário por farmacêutico.

Logo em seguida, a separação entre as duas profissões de médico e farmacêutico fica clara com a proibição de médicos serem proprietários de botica. Estabelecimentos que deram origem à farmácia e ao laboratório industrial farmacêutico.

Em 1813, o primeiro tratado de toxicologia deu início à moderna farmacologia. E a partir de 1950, a sociedade passou a dispor dos serviços das farmácias e da qualificação do farmacêutico.

Panorama da Farmácia no Brasil

O setor de Farmácia é um grande empregador e tem uma imensa força econômica. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, havia no Brasil em 2020:

• 234.301 Farmacêuticos inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia

• 89.879 Farmácias e drogarias comerciais

• 8.506 Farmácias com manipulação e homeopatia

• 6.771 Farmácias hospitalares

• 10.841 Farmácia pública

• 9.697 Laboratórios de análises clínica

• 454 Indústrias farmacêuticas

• 4.648 Distribuidoras de medicamentos

• 74 Importadoras de medicamentos

O setor de Farmácia movimentou R$ 69,5 bilhões somente no ano de 2017, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e teve, no ano de 2021, o maior crescimento em uma década — um crescimento acima de 17% em relação a 2020.

Será que o setor continuará a tendência de crescimento? Sem dúvida. A previsão é que o setor farmacêutico feche o ano de 2022 com um crescimento de 20% em relação a 2021.

Quer saber como está o mercado de farmácia no Brasil? Assista o vídeo abaixo:

Para você ter uma ideia do que isso significa, apenas as farmácias associadas à Abrafarma, cerca de 45% do setor, tiveram uma receita de R$ 18,24 bilhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 14,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Atualmente, umas das tendências no setor é a prescrição eletrônica nas farmácias e a inclusão de serviços farmacêuticos na farmácia de varejo — exames para colesterol e diabetes, programas para perda de peso ou vacinas, por exemplo.

Tudo isso significa que se você quer investir nessa área, está fazendo uma ótima escolha.

Se você já tem uma graduação na área, a melhor decisão é escolher uma boa especialização que credencie você para crescer nesse mercado enorme que continua crescendo num ritmo acelerado.

Clique aqui e escolha uma das Pós-graduações da USCS na área de Farmácia (  https://www.posuscs.com.br/pos-graduacao/farmacia/23#principal )e esteja pronto para aproveitar as oportunidades que virão.

Fonte:

USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Pós-graduação