@script() Artigo | PAF
Como lidar com críticas - 13/04/2022
Como lidar com críticas

A maioria das pessoas reage muito mal às críticas, interpretando-as como sinal de agressividade por parte de quem as emite.

Em todos os casos, é útil compreender algumas variáveis:

1) Quem fez a crítica e tem autoridade para fazê-lo

Autoridade (como um gestor dando um feedback); um professor criticando um trabalho; etc.

Se o crítico tem autoridade para pontuar correções, é útil usar o senso de humildade e verificar se a crítica é fundamentada, e buscar melhorar.

Mas, às vezes, a pessoa tem autoridade para criticar e abusa desta autoridade, levando a crítica muito além, cometendo abusos e assédios morais.

Tenho acompanhado inúmeros casos, em que os funcionários são humilhados na frente de outras pessoas.

Como lidar com isso? Recorrendo a uma autoridade superior, pedindo ajuda. Certamente alguém poderá te defender, em caso de assédio moral. Busque ajuda, relate o que está acontecendo.

2) Quem critica, mas não tem autoridade para fazê-lo

Desde que não haja assédio moral, aqui a única saída elegante é ignorar, como dizemos aqui no consultório: "Fazer cara de abóbora, sorrir, acenar e sair fora", pois na maioria dos casos, estas críticas sugerem apenas um desejo de intromissão, ou mesmo atitudes invejosas. Seja lá qual for o caso, rebater as críticas só servirá para que o outro sinta-se autorizado a criticar ainda mais.

3) As famosas "Críticas para o seu bem"

São particularmente irritantes por dois motivos: primeiro, são invasivas por serem críticas; segundo porque o crítico está te julgando como alguém imaturo (a), incapaz de fazer uma autoanálise crítica e por isso, se julga no direito de te "avisar".

Quando isto ocorrer, agradeça, sorria e acene, como no tópico anterior, não rebata, para dar autoridade para o outro.

Mas quando a crítica faz sentido: Existem momentos em que é necessário abandonar o orgulho e enxergar a realidade: SIM, ESTAMOS ERRADOS, pelo menos, perante o outro. É obvio, que na maioria das vezes, as pessoas erram tentando acertar, por isso as críticas doem tanto. E por isso é difícil corrigir as próprias atitudes.

Mas é sinal de amadurecimento reconhecer os erros e oferecer reparação, mesmo quando as críticas são feitas da maneira mais abusiva. Observe que quem critica de maneira áspera também está errando.

Fonte: Psicologia Integrada

SOLICITE ATENDIMENTO

(19) 98854-6968

(19) 98737-1402