@script() Artigo | PAF
Dicas para aproveitar o verão com saúde - 24/01/2022
Dicas para aproveitar o verão com saúde

O verão chegou! A estação mais aguardada do ano em que muitos aproveitam as férias com os amigos e família ou aproveitam os finais de semana no calor e clima quente. No entanto, é nessa época que os riscos de queimaduras, infecções e acidentes podem ocorrer com maior frequência. Para não transformar a estação mais aguardada do ano num pesadelo, é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

Confira a seguir 10 dicas para aproveitar o verão com muita saúde !

  1. Evite a exposição ao sol e prática de atividade física entre as 12h e 16h. Neste horário a temperatura e radiação solar são mais fortes, aumentando o risco de queimaduras solares, câncer de pele, quadros de insolação podendo levar à desidratação grave.
  2. Use protetor solar e roupas com fotoproteção. O protetor solar é o responsável por proteger sua pele dos raios ultravioletas B (UVB), completamente nocivos à nossa saúde. O ideal é reaplicar a cada duas horas, ou menos se estiver em contato com a água. Além disso, o ideal é aplicar o produto pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Atualmente existem roupas fabricadas com tecido que possuem fotoproteção e são uma opção interessante principalmente para crianças e prática esportiva ao ar livre.
  3. Beber pelo menos 2 litros de água. A hidratação é importante ao longo de todo ano, mas no verão é fundamental para não sofrer as consequências da desidratação. Por isso, é importante que seja consumido pelo menos 2 litros de água, pode somar a essa quantia outras bebidas como água de coco, suco natural ou chás gelados. Redobre a atenção com a hidratação de crianças e idosos.  
  4. Tenha cuidado com a alimentação. Evite refeições pesadas que sobrecarregam o sistema digestivo. Dê preferência a alimentos naturais, frutas, verduras e abuse das saladas.
  5. É importante que o ambiente tenha uma boa circulação de ar, evitando que o ambiente fique quente e abafado, para isso pode abrir as janelas, usar ventiladores ou ligar o ar-condicionado. Lembre-se de fazer a manutenção periódica do ar para evitar acúmulo e circulação de poeira, ácaros e aumento desnecessário na conta de energia.
  6. Cuidado com o limão, assim como outras frutas cítricas o sumo do limão pode causar manchas na pele e queimaduras graves. Lave as mãos e região em contato com o sumo com água e sabão.
  7. Procure evitar ficar muito tempo com roupa de banho molhada. A roupa de banho molhada somada as altas temperaturas proporciona o ambiente preferido de microorganismos que podem desenvolver micoses, candidíases e outras doenças nada agradáveis.
  8. Não esqueça de usar bonés, chapéus e óculos de sol de boa qualidade. Assim como para a pele a radiação UVA também agride e danifica os olhos. A proteção dos olhos é muito importante durante a estação do verão.
  9. Cuidado com a bebida alcoólica em excesso. Caipirinhas, chopp gelado, cervejinha, drinks coloridos, uma taça de espumante fazem parte dos brindes e encontros do verão, todavia o álcool ajuda a desidratar o organismo e nunca deve ser consumido se estiver dirigindo. Opte pelo transporte público, aplicativos ou elege um motorista da rodada e tome bastante água junto para evitar a ressaca no dia seguinte.
  10. Evitar mergulhos de cabeça em piscinas, cachoeiras e mar. Os acidentes, traumatismos cranianos e afogamentos aumentam muito no verão com os acidentes de mergulho em águas rasas ou desconhecida. Evite ao máximo pular, mergulhar ou entrar em águas desconhecidas e sem supervisão. Redobre os cuidados com as crianças e sempre supervisione as brincadeiras em água.

Fonte: Psicologia Integrada

Solicite atendimento:

(19) 98854-6968 / (19) 98737-1402