Como responder a pergunta “Por que eu não deveria te contratar?” - 01/11/2021
Como responder a pergunta “Por que eu não deveria te contratar?”

Entenda o que o recrutador quer saber e como estruturar a sua resposta

Por que eu não deveria te contratar? Se você nunca imaginou que pudesse ouvir esta pergunta em uma entrevista de emprego, preste atenção no que temos para dizer. Essa questão pode aparecer, sim, mesmo nos processos seletivos mais sérios. E não é exatamente uma pegadinha. Ainda que seja inusitada, a pergunta tem uma razão de ser e o recrutador pode utilizá-la para entender alguns pontos importantes do seu perfil profissional. Vamos começar pelo começo.

Por que eu não deveria te contratar: que tipo de pergunta é essa?

É sem dúvida o tipo de pergunta mais difícil que pode aparecer na entrevista de emprego. Mas essa não é uma razão para você começar a suar frio e imaginar que colocará tudo a perder quando tiver de respondê-la.

O que o recrutador quer saber quando pergunta por que eu não deveria te contratar

Para responder essa pergunta da melhor forma é importante saber o que o recrutador quer investigar com ela. Em primeiro lugar, vale esclarecer que “Por que eu não deveria te contratar” é simplesmente uma outra forma de questionar “Quais são seus principais pontos fracos ou suas fraquezas?”. Isso quer dizer que o recrutador quer apenas saber quais pontos você precisa melhorar? Seria bom se fosse apenas isso, mas não é tão simples assim. Vamos aos principais pontos.

O que o recrutador quer com essa pergunta:

1. saber se você tem autoconhecimento e autocrítica. Você sabe, afinal, indicar algum ponto fraco?
  2. observar como se sai diante de uma pergunta incômoda. Afinal, seria muito mais confortável responder “Por que devo te contratar?”. Ou não?
  3. entender o quanto você consegue ser sincero quando está sob pressão;
  4. perceber se você consegue reverter a questão para algo positivo;
  5. e, claro, com tudo isso identificar se você tem – ou não – o perfil mais adequado para a vaga.

Como estruturar a sua resposta para a pergunta incômoda “Por que eu não deveria te contratar?”

A melhor forma de estruturar a sua resposta é pensando nela com antecedência e adaptando alguns pontos a cada vaga que você estiver disputando.

Faça uma autoanálise

O primeiro passo é saber – para você mesmo – quais são seus pontos fracos. Isso não significa que você vá apresentar para o entrevistador uma lista de tudo o que sabe que precisa melhorar. Claro que não. Ser excessivamente sincero neste momento pode prejudicar o seu desempenho. Vamos com calma para construir a sua resposta.

Avalie detalhadamente o anúncio a vaga

Muitas informações importantes para estruturar a sua resposta estão no próprio anúncio da vaga. Volte a ele e tente entender o perfil profissional que a empresa está buscando. Ela quer alguém com liderança? Com atenção aos detalhes? Com flexibilidade? Faça uma lista dos requisitos, incluindo habilidades, conhecimento, experiência e competências.

Investigue a cultura da empresa

Leia atentamente a página de carreiras da empresa, pesquise notícias que tenham sido publicadas sobre ela – especialmente voltadas a gestão de pessoas, se possível. Se conhecer alguém que trabalhe ou tenha trabalhado lá, pergunte como é a cultura, como as pessoas trabalham, como tomam decisões, como se relacionam, se têm horários fixos ou cada um responde por si.

Faça o cruzamento dos seus pontos fracos com o resultado das pesquisas

Agora chegamos ao passo que é quase matemático. Compare seus pontos fracos com os requisitos da vaga e com o resultado do que conseguiu descobrir sobre a empresa. Claro que se o anúncio diz que “tenha iniciativa e capacidade de autogestão” é um requisito, você não vai apontar uma possível incapacidade desse assunto como seu ponto fraco.

A estratégia aqui é buscar algum ponto fraco que possa ser visto como algo positivo pela empresa para a vaga que você quer ocupar. Vamos imaginar que você tenha dificuldades para se adaptar a empresas com uma hierarquia muito rígida e goste de fazer seus horários e se responsabilizar pelas suas entregas. Para uma empresa muito tradicional, esse pode ser um ponto negativo. Porém, para uma empresa que busca alguém com “iniciativa e capacidade de autogestão”, sua dificuldade pode ser vista como algo bem-vindo.

Como estruturar a sua resposta com base nesses resultados

Agora vamos lá. Seguindo o raciocínio acima, vamos considerar alguns pontos:

1. a empresa busca alguém com capacidade de autogestão;
  2. um dos seus pontos fracos é (sinceramente) seguir ordens e bater cartão.

Como responder a pergunta com sinceridade, mas demonstrando para o entrevistador que seu perfil profissional está alinhado ao perfil da vaga?

Exemplo 1:

“Você não deve me contratar se busca alguém que só faz o que dizem que é para ser feito. Eu não consigo esperar que me digam o que preciso fazer, gosto de me antecipar e buscar melhorias, soluções etc.”

Exemplo 2:

“Você não deve me contratar se a vaga for para alguém que precisa do aval do superior para fazer qualquer coisa ou que tenha de reportar cada passo do que está fazendo. Eu consigo me organizar para fazer minhas entregas da melhor forma e no prazo, mas não lido bem com controles excessivos.”

Descubra seus pontos fracos que podem ser pontos fortes para a vaga que você quer ocupar. Seja sincero, mas não desperdice a oportunidade de mostrar o quanto seu perfil está alinhado às características que a empresa busca. E boa sorte!