@script() Artigo | PAF
6 dicas para fazer uma entrevista de trabalho por videoconferência - 01/10/2021
6 dicas para fazer uma entrevista de trabalho por videoconferência

Com a pandemia, a entrevista de trabalho por videoconferência ficou ainda mais comum. Esse recurso já era usado pelos entrevistadores, mas, agora, deixou de ser uma opção e virou quase que uma necessidade.

Nesse caso é possível manter o distanciamento social, porém, mesmo com a volta da normalidade, a entrevista a distância deve continuar a ocorrer.

Para que você se saia bem no processo seletivo, existem alguns pontos aos quais deve se atentar. Veja quais são eles e anote as nossas dicas de entrevista!

  • Cuide do visual

Em uma entrevista de emprego é preciso estar apresentável e isso inclui estar arrumado, com uma boa roupa e cabelo penteado. Mesmo estando na sua casa, não pode descuidar desse detalhe.

Escolha uma roupa que usaria para ir à entrevista presencial de acordo com a empresa. Algumas exigem um traje mais formal, outras podem ser mais descontraídas, mas bermuda e camiseta, em todos os casos estão proibidos.

No caso das mulheres, cuidado para não exagerar na maquiagem, no vídeo ela pode ficar muito mais intensa.

  • Escolha o ambiente da entrevista

Será preciso se comunicar com o entrevistador e ele verá o ambiente em que você está. A escolha do lugar deve ser bem cuidadosa.

É preciso escolher um ambiente tranquilo, sem que haja barulho para que esse não cause interrupções. O ambiente precisa estar organizado, afinal, não quer passar a sensação de ser bagunceiro.

Além disso, tome cuidado com a iluminação, pois será preciso que as pessoas consigam te ver bem. Se possível, combine a iluminação natural com a artificial.

  • Aprenda sobre os apps usados na videoconferência

Entrevistas on-line estão sendo utilizadas cada vez mais, especialmente por conta da pandemia do novo coronavírus. Para isso, muitas empresas utilizam plataformas de videoconferência, já que estas oferecem várias vantagens. Entre elas, facilitar o trabalho dos recrutadores que podem realizar a entrevista no dia, horário e ambiente que desejarem.

Além disso, por meio de um aplicativo de videoconferência, é possível realizar reuniões com uma ou mais pessoas à distância, sem ter que sair de casa e economizando muito tempo de deslocamento.

De acordo com uma matéria publicada recentemente no Correio Braziliense sobre dicas para impressionar na entrevista de trabalho, esse formato de processo seletivo vai além da biossegurança e facilidade de encaixar a conversa on-line na agenda.

Ou seja, permite também ampliar o rol de talentos para as vagas disponíveis na empresa, já que candidatos de outras unidades da Federação só vão considerar o deslocamento se passar na entrevista.

Portanto, cada detalhe conta para a conquista da vaga de emprego, especialmente pelo fato de que a concorrência é maior, como aponta o site. Com isso, é importante estar preparado, inclusive, a respeito do aplicativo que será usado na entrevista virtual.

Então, para que os recrutadores e candidatos não encontrem dificuldades com o software ou app de videoconferência, vale a pena aprender sobre ele antes. É importante ver quais são as funcionalidades do aplicativo para saber como fazer chamada de vídeo e reuniões em grupo, silenciar, mudar o plano de fundo de forma personalizada para evitar distrações e como interromper o vídeo após o término da entrevista.

No caso do candidato, assim que a entrevista on-line for agendada, é importante que ele pergunte sobre o app que será utilizado. Assim, poderá aprender sobre os recursos oferecidos pelo aplicativo e, se o entrevistador pedir alguma coisa, não terá dificuldade em fazer.

  • Teste os equipamentos com antecedência

Nada pode dar errado, afinal, um descuido pode te impedir de fazer a entrevista de trabalho por videoconferência.

Um dia antes prepare todos os equipamentos, se for usar um computador ou notebook, verifique a câmera, microfone, software de videoconferência e áudio. Veja se está tudo funcionando.

Uma dica é fazer uma videoconferência com um amigo ou parente para fazer os testes necessários. Assim, se alguma coisa apresentar problema, poderá corrigir com antecedência.

A mesma regra é válida se for usar o smartphone. Nesse caso, além desses cuidados, precisa pensar em um suporte para colocá-lo, afinal, não vai querer segurar o aparelho por horas.

  • Garanta a conexão com a internet

Sem a internet você não conseguirá fazer a entrevista de trabalho por videoconferência. Então, deve garantir que ela esteja funcionando.

Se for usar a internet residencial, veja se os cabos estão conectados e se o Wi-Fi está com um bom sinal. No caso de o sinal estiver fraco, vale a pena trocar de lugar e ir para um que tenha sinal mais forte.

Os dados móveis também precisam estar em um local que pegue bem o sinal. Nesse caso, vale checar como anda o seu pacote de dados. Afinal, não vai querer interromper a entrevista no meio por ter acabado o pacote.

Se tiver a opção, vale a pena se garantir com uma conexão por cabo e deixar os dados móveis preparados. Se uma cair, poderá continuar a fazer a entrevista de trabalho por videoconferência com a outra conexão.

  • Prepare-se para a entrevista

A preparação não requer apenas cuidar da videoconferência e garantir que os equipamentos estejam funcionando. Mas também em como profissional deverá demonstrar as suas capacidades.

Para isso, pesquise sobre a empresa para mostrar que conhece sobre ela e que tem interesse em ser um colaborador. Busque entender sobre a vaga oferecida para saber se possui perfil para ela e se existe real interesse.

Esteja pronto para responder perguntas que costumam ser feitas pelos recrutadores. Entre elas, seus pontos fortes, fracos, suas habilidades, conquistas e como espera ajudar a organização. Reflita sobre essas questões antes para ter as respostas prontas quando for questionado.

A entrevista de trabalho por videoconferência pode ser bem tranquila e garantir uma oportunidade de emprego. Para isso, é preciso estar preparado, se organizar e evidenciar o seu lado profissional.

Fonte: Catho