Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente - 07/04/2021
Como se destacar no trabalho e crescer profissionalmente

Aprender a se destacar no trabalho é muito importante para você não se tornar aquela pessoa que trabalha muito, entrega tudo no prazo, com qualidade, mas nunca é promovida.

A dificuldade de mostrar o que faz é muito comum entre profissionais de todos os níveis. Muito mais comum do que imaginamos, até. No entanto, como diz Alexandre Rangel, sócio da Alliance Coaching: “Não basta botar o ovo, tem de cacarejar”.

O coach explica que esse problema ocorre principalmente porque muita gente acha, no fundo, que seu trabalho não é importante e não valoriza o que está fazendo. “As pessoas também têm receio de serem mal interpretadas ao falar de si mesmas e das coisas boas que fazem”, afirma.

Quer aprender a fazer seu trabalho aparecer? Vamos ajudar!

Dicas para se destacar no trabalho e dentro da sua equipe

Para se destacar no trabalho você precisa entender a importância do que você faz e descobrir uma forma de compartilhar os resultados sem parecer inconveniente. Se você nunca fez isso, confira as nossas dicas e comece a incorporar esse hábito no seu dia a dia.

1. Entenda a importância do que você faz

Compreenda e entenda que seu trabalho é importante para a empresa. “Esse é o primeiro ponto”, diz Rangel. Se não fosse importante, você não teria sido contratado.

A ideia aqui é que você encontre um propósito no trabalho. Isso significa encontrar um sentido para o que você faz no seu emprego, o que é bem diferente de apenas trabalhar para ganhar o salário. Quando você trabalha com propósito você entende a importância da sua atividade para o todo da empresa. Consequentemente, consegue realizar suas tarefas diárias com mais motivação.

2. Compartilhe seus resultados com a equipe

Para trabalhar bem em equipe, é preciso manter o time bem informado sobre o que você está fazendo. É importante compartilhar tanto os bons resultados quanto as possíveis dificuldades que você vai encontrar pelo caminho. “As pessoas ficam inseguras quando não sabem o que alguém está fazendo”, afirma o coach.

A equipe vai gostar de ficar sabendo como andam suas atividades e essa comunicação pode melhorar o relacionamento entre todos vocês.

3. Estabeleça uma comunicação periódica

Para que a comunicação seja mais eficiente, uma dica é estabelecer uma comunicação regular com seus colegas. Pelo menos uma vez por mês, por exemplo, faça uma reunião, mesmo que informal, para conversar sobre o trabalho que vocês vêm realizando. Muitas pessoas passam meses sem dialogar umas com as outras e vão apenas pegando e entregando as tarefas.

4. Tenha uma pauta para as conversas

Estruture uma pequena pauta para essas conversas periódicas. Pense nos itens que você quer discutir. “Normalmente, essa conversa pode ser dividida em três pontos”, diz Rangel. O primeiro é o trabalho de rotina. “Peça feedback, veja se está tudo correndo bem e também tranquilize o time mostrando que as coisas estão em ordem – se for o caso, é claro.

O segundo ponto é mostrar o que você melhorou de um mês para outro – que processos foram melhorados, que controles você produziu, que relacionamentos com clientes você aprofundou. O terceiro e último ponto é perguntar em que pontos você poderia melhorar ainda mais. Mostre na conversa que você tem visão do todo, que não enxerga apenas o seu departamento, mas que conhece as implicações que o seu trabalho pode causar em outras áreas.

5. Peça orientações específicas ao seu líder

“Quando pensar em executar melhorias, peça a ajuda do seu líder, que possivelmente seja alguém com mais experiência e conhecimento”, sugere Rangel. Isso vai fazer com que o seu trabalho fique mais evidente para ele e também com que a relação de vocês seja mais próxima.

Como conquistar mais espaço na empresa

Para conquistar mais espaço na empresa você precisa primeiramente entregar bons resultados e, na sequência, fazer com que esses resultados sejam visíveis para o maior número possível de pessoas. Portanto, não adianta passar horas e horas afundado no trabalho e descuidar do networking.

Colocando aprendizados em prática

Sempre que você fizer um treinamento ou começar um curso, por exemplo, tente aplicar o que está aprendendo de forma prática no seu trabalho. É uma excelente maneira de mostrar que você está evoluindo e buscando mais conhecimento. Essa atitude é muito bem vista nas empresas.

Aprenda a lidar com críticas e opiniões divergentes

Quanto mais você expõe o seu trabalho, maior é a chance de ele ser visto e também de ser criticado. A crítica não necessariamente tem de ser algo ruim. Muitas vezes, inclusive, ela ajuda a consertar erros e evoluir.

Ou seja, se não há como escapar e se ela de fato pode ajudar o seu desenvolvimento, é importante que você aprenda a lidar com ela, não levando nada para o lado pessoal. Entenda que, na empresa, todos devem estar voltados para o objetivo principal do negócio.

Ainda não tem o destaque desejado? Mantenha a motivação

Nem todo mundo tem habilidade natural para se destacar no trabalho. Algumas pessoas fazem isso com toda facilidade do mundo, seja no escritório ou nas redes sociais.

Se você não for uma dessas pessoas, não precisa invejá-las. O melhor é aprender com elas. Veja como elas divulgam suas atividades nas redes, como elas contam sobre aquele projeto especial durante o café ou o almoço e como se comportam nas reuniões.

Mesmo que você seja aquele tipo de profissional formiga – que trabalha, trabalha e trabalha -, se quiser crescer profissionalmente, vai precisar reservar um tempo na agenda para divulgar os seus feitos.

A dica é começar aos poucos, mesmo que se obrigando a isso, até que essa atividade seja incorporada à sua rotina e você passe a fazer isso de forma mais natural. Quando os primeiros resultados aparecem, você vai perceber o quanto valeu a pena. Não desanime, ok?